Blog

icone
envelhecimento com qualidade de vida

Seis hábitos que você deve adotar para ter um envelhecimento saudável

Não é nenhum segredo que o processo de envelhecimento traz mudanças naturais para o corpo e para a mente, mas dar a si mesmo a chance de envelhecer com qualidade de vida pode ser algo simples, bastando adotar alguns hábitos diários. 

Conforme apontam os especialistas em geriatria, o envelhecimento saudável baseia-se em seis pilares: alimentação balanceada, atividade física, socialização, sono equilibrado, mente ativa e acompanhamento médico regular.

Para que você possa se aprofundar no assunto, nós, da Clínica Ponto Alto, preparamos alguns tópicos explicativos. Acompanhe:

 

1- Dieta equilibrada

 

A nutrição desempenha um papel essencial na forma como seu corpo envelhece. Dietas com baixo índice glicêmico, ricas em frutas e vegetais frescos, grãos integrais e proteína magra são mais saudáveis e podem, inclusive, evitar ataques cardíacos, derrames e morte prematura, de acordo com a Harvard Medical School.

Em contrapartida, alimentos gordurosos, açucarados, ricos em carboidratos e aditivos químicos ​​– como batatas fritas, refrigerantes e pão branco – podem acelerar o processo de envelhecimento e trazer inúmeros malefícios à saúde.

 

2- Exercícios físicos

 

Manter-se ativo é algo imprescindível para envelhecer bem. De modo geral, as mulheres podem perder 23% de sua massa muscular entre os 30 e 70 anos de idade, conforme aponta o fisiologista do exercício Fábio Comana, instrutor do corpo docente da San Diego State University. Isso significa que perdemos músculos mais rapidamente à medida que envelhecemos, mas os exercícios – exercícios de resistência em particular – podem aumentar a massa e a força, mesmo depois dos 60 anos.

Ficar em forma também pode reduzir a perda de memória relacionada à idade, de acordo com um estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease. Isso porque o exercício fortalece o hipocampo, a região do cérebro associada ao aprendizado e à memória de trabalho.

 

3- Vida social ativa

 

Pertencer a uma comunidade e ficar conectado com as pessoas que você ama é fundamental para o envelhecimento saudável. Passar tempo com amigos e parentes não é apenas divertido, mas também aumenta a longevidade. Aqueles de nós com fortes laços sociais mostraram ter uma chance 50% maior de viver mais do que aqueles com relacionamentos ruins ou insuficientes, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS Medicine.

 

4- Sono equilibrado

 

Você provavelmente sabe que precisa de sete a nove horas de sono todas as noites. Mas você sabia que não dormir o suficiente está ligado a um risco maior de doenças como obesidade, Alzheimer, doenças cardíacas, depressão e diabetes? Além disso, a falta crônica de sono afeta negativamente a estrutura e função do cérebro, podendo acelerar o processo de envelhecimento.

Por isso, se o seu objetivo é envelhecer com saúde, mantenha uma rotina de sono equilibrada. Evite passar noites em claro e estabeleça horários fixos para dormir e acordar. Caso experimente episódios de insônia, busque ajuda médica.

 

5-  Mente ativa

 

Estimular o cérebro é tão essencial quanto exercitar o corpo. Fazer cursos de artesanato, ler livros, resolver palavras cruzadas e participar de discussões interessantes são ótimas opções para manter a mente ativa após os 60 anos.

Não por acaso, diversas comunidades de idosos oferecem palestras, aulas, grupos de leitura e outras atividades que exercitam o cérebro e previne o declínio cognitivo.

Dedicar-se a um hobby como jardinagem, restauração de móveis, dança ou meditação também contribui para a saúde cerebral. Por isso, invista em atividades agradáveis que te deixem feliz e mantenham sua mente aguçada.

 

6- Exames e consultas regulares

 

Um fator fundamental para a saúde do idoso é o acompanhamento médico periódico, que deve ser realizado por meio de consultas de rotina e exames preventivos. Assim, será possível identificar anormalidades ou doenças de maneira precoce, permitindo um tratamento antecipado para restaurar a saúde e qualidade de vida do paciente.

O médico mais indicado para realizar o acompanhamento na terceira idade é o geriatra. Esse profissional possui toda a formação necessária para avaliar a saúde do idoso, prescrever-lhe exames e indicar as condutas necessárias para uma vida saudável.

 

Consultando um geriatra em Salvador

 

Se você mora na capital baiana e está em busca de um médico especializado em idosos, saiba que a Clínica Ponto Alto possui uma equipe de geriatria voltada à promoção do bem-estar e envelhecimento saudável.

Através de valores orientados à humanização, qualidade médica e acolhimento, a Clínica Ponto Alto oferece um atendimento diferenciado, que respeita às expectativas e necessidades de cada paciente. Além de médicos geriatras, a clínica conta com profissionais de outras áreas que compõem um corpo clínico multidisciplinar para promover a saúde do idoso. 

Deseja agendar sua consulta com um geriatra em Salvador? Então, entre em contato através do Whatsapp (71) 99997-2000 ou ligue para o número (71) 3044-2030.