Blog

icone
foto-01.png-pdf-724x1024

Aos 40 anos é recomendado realizar consultas periódicas com o oftalmologista

Cuidar da saúde dos olhos é essencial em todas as fases da vida.

Apesar da visão ser considerada um dos sentidos mais importantes do corpo humano, 34% dos brasileiros não realizam consulta com o oftalmologista. Ou seja, um terço da população do país não faz o acompanhamento necessário para manter a saúde dos olhos.

Consultas periódicas com um especialista são essenciais para prevenir e tratar precocemente doenças que podem causar dificuldade para enxergar e até cegueira.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de casos de falta de visão seriam evitáveis ou tratáveis se diagnosticados e tratados precocemente. Os problemas oftalmológicos podem ser provocados por inúmeros motivos, desde causas genéticas até hábitos e estilos de vida.

A partir de determinada idade é mais importante ainda um acompanhamento oftalmológico regular e periódico.O médico oftalmo verifica se há possíveis doenças oculares, avalia a forma como os olhos trabalham juntos entre outras avaliações fundamentais para a saúde da visão.

A partir dos 40 anos, torna-se essencial a medição anual da pressão intraocular, principalmente em casos de história familiar de Glaucoma, e a avaliação de fundo de olho a fim de identificar danos que doenças como o diabetes e degeneração macular podem causar à visão. Além disso, é muito comum o aparecimento da presbiopia ou vista cansada, aquela mesma que faz com que a gente pare de enxergar de perto.

Existem algumas condições especiais que fazem com que o check-up Oftalmologico seja mais importante ainda:

  • Quem tem algum parente com perda visual, principalmente por glaucoma, catarata, degeneração macular relacionada a idade ou descolamento de retina;
  • Usuários de lentes de contato;
  • Indivíduos que já fizeram alguma cirurgia no olho, como cirurgia para correção de grau;
  • Indivíduos com alguma doença sistêmica, como diabetes, pressão alta,doença autoimune ou disfunção na tireoide ou reumatismo;
  • História das queixas oculares, como dificuldade para enxergar de longe ou perto, olhos vermelhos ou cansados, coceira nos olhos, moscas volantes e lacrimejamento excessivo;
  • Hábitos como o uso de colírios ou outras medicações regulares que podem revelar sinais oftalmológicos de doenças sistêmicas ou efeito ocular de medicações sistêmicas;

Para essas pessoas, pode ser necessário um acompanhamento mais individualizado, a ser definido pelo seu médico. É fundamental ir ao Oftalmo periodicamente para preservar a visão ou detectar disfunções como catarata, glaucoma, conjuntivite, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada).

Precisa agendar uma consulta com um médico oftalmologista para cuidar da sua saúde ocular?

Agende agora sua consulta aqui na Clínica Ponto Alto, dispomos de um médico oftalmologista renomado e uma equipe humanizada.