Blog

icone
Diabetes: sintomas, tipos e suas diferenças

Diabetes: sintomas, tipos e suas diferenças

Diabetes Mellitus, chamada simplesmente de Diabetes, é uma doença crônica caracterizada por altos índices de açúcar no sangue. O problema é causado pela insuficiência de insulina no organismo ou pela incapacidade de a insulina produzir efetivamente seus efeitos no controle da glicose. 

De acordo com dados levantados pelo Ministério da Saúde, o Brasil possui 16,8 milhões de diabéticos adultos (20 a 79 anos), sendo o 5º país com maior incidência da doença no mundo. A estimativa é de que até 2030, haverá aproximadamente 21,5 milhões de pessoas com esse distúrbio metabólico, que pode ser considerado um grave problema de saúde pública.

Acompanhe as próximas informações e saiba mais sobre o Diabetes Mellitus: 

 

Tipos de diabetes

 

Conforme aponta a literatura médica, existem dois tipos principais de diabetes: o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2. São duas doenças distintas, que possuem em comum a deficiência na produção da insulina e o excesso de açúcar no sangue. Entretanto, as causas pelas quais ocorrem são totalmente diferentes. Veja:

 

Diabetes tipo 1: ocorre devido a um problema no sistema imunológico que causa a destruição das células que produzem insulina. De modo geral, entre 5% e 10% dos diabéticos são diagnosticados com esse tipo da doença.

 

Diabetes tipo 2: nesse caso, o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue metabolizá-la de forma efetiva, devido à resistência à insulina que acontece nos órgãos e músculos. Geralmente, esse tipo da doença atinge 90% dos diabéticos.

 

É importante ressaltar que enquanto o diabetes tipo 1 é ocasionado por um problema autoimune, o diabetes tipo 2 é decorrente de tendências genéticas e, principalmente, de hábitos prejudiciais como alimentação desregrada e sedentarismo.

Além do diabetes tipo 1 e tipo 2, também existe o diabetes gestacional — que surge durante a gravidez e pode persistir ou não após o parto. Há ainda outras formas da doença que são causadas por defeitos genéticos, uso de medicamentos ou existência de outros problemas como pancreatite,  fibrose cística, neoplasia, hemocromatose, etc.

 

Sintomas

 

No diabetes tipo 1, é comum que o paciente experimente sintomas como: sede constante; excesso de urina; perda de peso; cansaço e fadiga; fome frequente; fraqueza; mudanças de humor; náuseas e vômito.

Já no diabetes tipo 2, ocorrem sintomas como: dificuldade na cicatrização de feridas; alterações visuais (visão embaçada); formigamento nos pés; infecções frequentes; furúnculos;  mudanças no apetite; perda de peso e excesso de sede.

 

Tratamentos para o diabetes

 

Para tratar os sintomas do diabetes e controlar os níveis de açúcar no sangue, é importante consultar-se com um médico endocrinologista que prescreverá o tratamento mais adequado conforme as particularidades do caso. 

Atualmente, a medicina dispõe das seguintes opções de tratamento para diabéticos: 

  • Aplicação de insulina;
  • Medicamentos;
  • Dieta acompanhada por um nutricionista;
  • Exercícios físicos;
  • Cirurgia metabólica.

 

Leia mais: Seis hábitos que você deve adotar para ter um envelhecimento saudável

Tratando o diabetes em Salvador

 

Se você apresenta sintomas de diabetes ou possui um histórico familiar da doença e deseja preveni-la, agende uma consulta na Clínica Ponto Alto.

Localizada em uma área de fácil acesso na capital baiana, a Clínica Ponto Alto dispõe de médicos renomados e altamente preparados para prestar um atendimento de excelência, que visa restabelecer integralmente a saúde do paciente. 

Além disso, a Clínica conta com uma infraestrutura moderna e ambientes aconchegantes, que garantem total conforto e comodidade na hora da consulta. Para facilitar ainda mais, a Ponto Alto disponibiliza excelentes condições de pagamento, trabalhando com preços justos e diversos convênios e planos de saúde.

Para saber mais, entre em contato pelo Whatsapp (71)99997-2000 ou telefone (71)3044-2030.