Blog

icone
FOTO MELASMA

Saiba mais sobre o Melasma

O melasma, se caracteriza pelo surgimento de mancha amarronzada ou escurecida , principalmente no rosto.

Ocorre com mais frequência nas mulheres e em fase reprodutiva. A média de idade do surgimento do melasma na população brasileira se dá entre 20 e 45 anos. Pode estar associado ao uso de hormônios como anticoncepcional, gravidez, exposição solar, luz visível (como as emitidas por lâmpadas, celular, laptop), predisposição genética, estresse emocional (aumenta a a produção de radicais livres que estimulam os melanócitos a produzir mais melalina, que é o pigmento que mancha a pele).

Homens também podem apresentar melasma, embora isso seja bem menos comum. Em geral, 90% dos casos ocorrem em mulheres e somente 10% nos homens.

A melalina pode ser depositada na camadas mais superficiais da pele a mais profunda, e é por isso que existe uma variação nas respostas ao tratamento. A formação dessas áreas escurecidas no rosto exerce impacto negativo sobre a autoestima  e a qualidade de vida das pessoas acometidas.

Não se pode curar o melasma, mas ele pode ser tratado oom uma medica dermatologista, controlado, e isso dependerá tanto da disciplina com o uso de creme clareadores, protetor solar, bem como os hábitos de vida de cada um ( evite muita exposição ao sol, evite o estresse emocional, evite o uso de hormônios).

Com o acompanhamento dermatológico e tratamentos adjuvantes como laser, peelings branqueadores, microagulhamento pode-se ter um bom resultado.

 

Precisando agendar sua avaliação dermatológica?

Conte conosco da clinica Ponto Alto para lhe auxiliar.