Blog

icone
Vista cansada

Você sofre de vista cansada? Saiba como solucionar o problema

Sentir dificuldades para ler um livro ou visualizar letras pequenas é um sintoma comum da presbiopia, conhecida popularmente como “vista cansada”. O distúrbio pode vir acompanhado de dores de cabeça ou dor nos olhos, sobretudo quando o paciente tenta fazer uma leitura ou focar algum objeto de perto.

 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), aproximadamente 40 milhões de brasileiros sofrem de presbiopia, sendo esta a disfunção oftalmológica mais comum na meia-idade. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe os próximos tópicos:

 

O que é vista cansada?

 

A presbiopia ou “vista cansada” é a perda da capacidade de enxergar de perto. O distúrbio ocorre de forma natural e está relacionado ao envelhecimento, pois costuma surgir entre os 40 e 65 anos de idade.

 

Nos casos de vista cansada, observa-se o desgaste dos músculos oculares e a perda de elasticidade do cristalino — que é a lente natural dos olhos. Isso prejudica a focalização das imagens e, como resultado, o paciente experimenta gradualmente uma dificuldade para enxergar de perto letras, números e detalhes de objetos.

 

Principais causas da vista cansada

 

Embora a presbiopia esteja comumente ligada ao envelhecimento, existem outros fatores que podem predispor o paciente ao distúrbio. De uma perspectiva clínica, as causas adicionais para a vista cansada são:

 

1- Doenças nos olhos não tratadas

 

Problemas refrativos como astigmatismo, miopia e hipermetropia podem gerar um esforço extra no sistema ocular quando não são corrigidos com óculos ou lentes de contato. Outras patologias como a catarata também podem desencadear a vista cansada, exigindo um extremo esforço visual para enxergar imagens.

 

2- Fadiga excessiva no sistema ocular

 

Atividades que exigem a utilização intensa dos olhos — como leituras, trabalho no computador, condução de veículo à noite — podem causar fadiga ocular. No mundo moderno, um dos principais fatores que predispõem à vista cansada é o uso excessivo de dispositivos digitais como smartphone, tablets, notebooks e televisão. A luz brilhante que é emitida por esses aparelhos acaba sobrecarregando a visão, gerando cansaço e outros sintomas oculares.

 

Principais sintomas da vista cansada

 

O primeiro indicativo de presbiopia é a dificuldade para ler de perto ou visualizar imagens próximas. Dores de cabeça e necessidade de forçar a vista para enxergar letras e números também são sinais do distúrbio. Outros sintomas de vista cansada são:

 

  • Dor nos olhos após uma tentativa de leitura;
  • Necessidade de afastar o livro ou jornal para conseguir ler;
  • Vista embaçada ao tentar visualizar algo que esteja perto ou longe dos olhos;
  • Dificuldade para enxergar detalhes de objetos;
  • Necessidade de buscar locais muito iluminados para ler algo de perto.
  • Ardência, vermelhidão ou lacrimejamento nos olhos;
  • Sensação de pálpebras pesadas.

 

Como resolver o problema de vista cansada?

 

Para solucionar a vista cansada, é fundamental agendar uma consulta com um médico oftalmologista, que investigará as causas do distúrbio para propor as melhores opções de tratamento conforme as particularidades do seu caso.

 

Somente um médico especializado em oftalmologia poderá descobrir a origem dos sintomas da vista cansada e recomendar intervenções para melhorar a capacidade visual, reduzir a fadiga ocular e evitar a progressão do problema.

 

Na maioria dos casos, o médico indica a utilização de óculos para ajudar o paciente a focalizar as imagens de perto, sendo este um tratamento simples que oferece resultados imediatos para quem sofre de vista cansada.

 

O uso de lentes de contato é outra solução efetiva para tratar o distúrbio, embora exija alguns cuidados especiais de higienização e manutenção. Ao escolher essa alternativa, lembre-se de seguir à risca as orientações do seu médico, que explicará as melhores formas de manuseio, limpeza e armazenamento das lentes.

 

É importante ressaltar que alguns casos de vista cansada podem exigir intervenção cirúrgica, sobretudo quando o grau do problema já está muito avançado e não se obteve bons resultados com óculos ou lentes de contato. Nessas situações, o médico pode sugerir uma cirurgia a laser ou por radiofrequência, que permite remodelar a córnea e devolver a acuidade visual ao paciente.

 

Buscando um médico oftalmologista em Salvador

 

Se você sofre de vista cansada e deseja agendar uma consulta com um oftalmologista em Salvador, saiba que a Clínica Ponto Alto dispõe de uma equipe de médicos renomados para o diagnóstico e tratamento de problemas oculares.

 

Além de contar com tecnologias de última geração para realização de exames oftalmológicos, a Clínica oferece atendimento humanizado, especialmente focado no bem-estar do paciente. O objetivo é garantir a excelência médica para toda população de Salvador e região, oferecendo serviços de alto padrão àqueles que necessitam cuidar da saúde.

 

Para agendar sua consulta com um oftalmologista em Salvador, entre em contato com a Clínica Ponto Alto através do WhatsApp: (71) 9997 2000 ou ligue (71) 3044-2030.