Blog

icone
urologista

Urologista: por que os homens devem fazer consultas regulares?

Realizar um check-up urológico de tempos em tempos é essencial para a saúde masculina. Afinal, é somente através de um médico urologista em Salvador que é possível avaliar as condições do trato urinário e do sistema reprodutor. Problemas como câncer de próstata, disfunções sexuais e cálculos renais podem afetar os homens, sobretudo após os 40 anos, daí a importância de visitar o urologista periodicamente.

 

De modo geral, o check-up urológico permite não apenas diagnosticar antecipadamente as doenças masculinas, mas também tratá-las de forma efetiva, evitando episódios dolorosos e desconfortáveis. No caso do câncer de próstata, por exemplo, as chances de cura serão muito maiores se a patologia for descoberta em estágio inicial.

 

Acompanhe as próximas informações e entenda por que você deve consultar regularmente um urologista em Salvador:

 

Consultas de prevenção evitam câncer de próstata

 

Os tumores da próstata constituem a doença mais preocupante quando se trata da saúde do homem. De acordo com dados levantados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer registra 66 mil novos casos e 15,5 mil mortes a cada ano somente no Brasil. 

 

A maior parte dos pacientes que são acometidos pelo câncer de próstata não experimentam sintomas na fase inicial da doença, por isso, é fundamental realizar exames periódicos que detectam o tumor de forma precoce.O rastreamento é feito pelo exame de toque retal combinado ao PSA (exame de sangue que identifica o antígeno prostático específico). É importante ressaltar que ambos os exames são necessários, já que eles podem falhar se realizados isoladamente.

 

Consultas periódicas evitam impotência sexual

 

Problemas relacionados à sexualidade masculina como a disfunção erétil e ejaculação precoce podem ser diagnosticados e tratados por um médico urologista. Atualmente, existem uma série de intervenções terapêuticas que permitem recuperar a saúde sexual, garantindo ao homem total vigor em suas relações.

 

É possível, por exemplo, fazer uso de medicamentos específicos, que estimulam a ereção ou realizar uma terapia de reposição hormonal, que aumenta os níveis de testosterona no organismo. Há ainda o uso de aparelhos de vácuo e a prótese peniana, que podem ser utilizados quando os tratamentos medicamentosos não surtirem efeitos.

 

Consultas regulares evitam cálculos renais

 

Ao consultar periodicamente um urologista em Salvador, é possível avaliar o funcionamento do sistema urinário e identificar se existe algum cálculo renal, conhecido popularmente como “pedra nos rins”.

 

Alguns pacientes descobrem a doença a partir de um episódio de dor abdominal intensa, mas a verdade é que a maioria das pessoas portadoras de cálculos renais não apresentam quaisquer sintomas. Por isso, é essencial realizar o acompanhamento urológico que inclui exames preventivos como ultrassom e tomografia para verificar a presença de substâncias sólidas nos rins.

 

Outras doenças que podem ser prevenidas com a consulta ao urologista

 

Além de diagnosticar e tratar o câncer de próstata, a impotência sexual e os cálculos renais, o médico urologista também se ocupa de doenças como câncer renal; câncer de bexiga; infecção ou incontinência urinária; infertilidade masculina, entre outras patologias.

 

É válido destacar que as consultas de rotina têm a finalidade de avaliar a saúde geral do trato urinário e do sistema reprodutor masculino, de modo a detectar possíveis anormalidades. O médico também orientará o paciente sobre hábitos que possam prevenir e evitar doenças urológicas, garantindo-lhe mais saúde e qualidade de vida.

 

Consulta ao urologista: quando realizar?

 

As consultas urológicas podem ser feitas a partir dos 30 anos de idade, caso não existam problemas de saúde que demandem a antecipação. Dos 30 aos 40 anos é aconselhável a realização de exames de rotina que identificam alterações de glicose, insulina, colesterol, hipertensão, tireóide e aumento do ácido úrico, além da ecografia de abdômen total.

 

Após os 45 anos, o urologista deverá solicitar também o exame de toque retal e o PSA, que servem para averiguar a existência de tumores na próstata. O ideal é que essa avaliação seja realizada anualmente para garantir um diagnóstico precoce em caso de câncer.

 

A partir dos 50 anos, é comum que o homem experimente oscilações hormonais capazes de afetar sua disposição física e sexual. Por isso, o mais recomendado é que a partir dessa idade, as consultas ao urologista sejam semestrais para garantir não só a prevenção de doenças, mas também a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida.

 

Clínica Ponto Alto: excelência em medicina

 

Se você está buscando um urologista em Salvador, saiba que a Clínica Ponto Alto dispõe de uma equipe médica altamente capacitada para te atender de forma acolhedora e humanizada. 

 

Ao agendar sua consulta urológica, você poderá contar com uma medicina de excelência, que se embasa em princípios éticos e na máxima competência técnico-científica.  E mais: todos os serviços da Clínica Ponto Alto são disponibilizados com preços acessíveis e condições especiais que facilitam os cuidados com a sua saúde.

 

Para marcar sua consulta com um urologista em Salvador, entre em contato através do WhatsApp (71) 9997- 2000 ou ligue (71) 3044-2030.