Blog

icone
Varizes

Pernas pesadas e doloridas: o que pode ser?

Experimentar a sensação de queimação, ardência e peso nas pernas é um sinal de alerta para a saúde. De acordo com a literatura médica, estes sintomas podem estar relacionados à insuficiência venosa crônica, uma doença que ocorre quando o sangue tem dificuldades de retornar dos membros inferiores em direção ao coração.

 

Entretanto, se o paciente experimenta  dor, dificuldade de andar e fraqueza nas pernas, é necessário considerar outras doenças. Descubra, a seguir, as principais causas da sensação de ardência, queimação e peso nos membros inferiores:

 

1- Varizes

 

Geralmente, os pacientes que apresentam varizes sentem queimação em várias localidades das pernas. Isso acontece devido ao prejuízo circulatório e à inflamação dos nervos sensitivos periféricos. Além deste sintoma, é comum experimentar a sensação de peso nos membros inferiores e cãibras noturnas que atrapalham o sono. Em casos mais avançados, o paciente pode ter ressecamento na pele, edema, perda de pelos e até mesmo úlceras varicosas (feridas).

 

As varizes podem ser causadas pela genética familiar, embora outros fatores contribuam para o seu surgimento, como sedentarismo, obesidade, uso de salto alto e ficar muito tempo em pé, por exemplo.

 

2- Doença arterial periférica

 

Esse distúrbio, caracterizado pela má circulação que acomete as artérias, provoca a redução do fluxo de sangue, gerando sintomas mais intensos.  É comum sentir dores nas pernas ao caminhar, além de formigamento, frio e palidez nos membros inferiores. Em alguns casos ocorre também o surgimento de feridas difíceis de cicatrizar, o que complica ainda mais o quadro.

 

3-  Despreparo físico

 

O sedentarismo, isto é, a falta de atividade física, causa uma atrofia muscular que acaba gerando fraqueza nas pernas, cãibras, cansaço e falta de ar.  Estes sintomas acontecem principalmente em pessoas acamadas ou que passam muito tempo sentadas e, também, nos portadores de doenças que dificultam a realização de atividades como distúrbios cardíacos, pulmonares e neurológicos.

 

4- Diabetes

 

Pacientes que apresentam um quadro de diabetes não controlado podem sofrer danos aos nervos do corpo, problema conhecido como neuropatia diabética. Esse distúrbio afeta principalmente os pés, mas pode ocorrer nas pernas e outras partes do corpo.

Os sintomas mais comuns desta condição incluem queimação, dor, ardência, formigamento, sensação de choques e agulhadas, ou ausência de sensibilidade no membro afetado, o que provoca dificuldades para se locomover.

 

5- Doenças musculares

 

As miopatias, isto é, as doenças que afetam os músculos, podem gerar sintomas como fraqueza e cansaço nas pernas, rigidez, cãibras, espasmos, formigamento, dores e dificuldades para andar.

De modo geral, as miopatias podem ser originadas por: distrofias musculares; doenças inflamatórias autoimunes; lesões provocadas por remédios; intoxicação por álcool; alterações hormonais; inflamação induzida por infecções; doenças metabólicas ou neurológicas.

 

Como tratar a sensação de peso e ardência nas pernas?

 

Ao experimentar qualquer sintoma incomum nos membros inferiores, o ideal é procurar um médico angiologista. Este é o especialista responsável por diagnosticar e tratar as doenças que afetam os vasos sanguíneos como as artérias, veias, além dos vasos linfáticos.

Caso a sensação de peso e ardência nas pernas seja provocada por má circulação, o angiologista recomendará algumas medidas para aliviar os sintomas, como o uso de medicamentos que melhoram o fluxo sanguíneo e a utilização de meias elásticas. Em alguns casos, pode ser sugerida uma cirurgia para restaurar definitivamente a funcionalidade do sistema circulatório.

É importante ressaltar que a visita ao angiologista é indicada não somente para as pessoas que têm varizes e dores nas pernas, mas também para os pacientes que apresentam fatores de risco para doenças vasculares como diabetes, hipertensão e sedentarismo. Se você possui alguma dessas condições, busque um especialista de confiança para cuidar da sua saúde vascular.

 

Angiologista em Salvador: onde encontrar?

 

Na Clínica Ponto Alto você encontra especialistas em angiologia que trabalham com foco na excelência médica e no atendimento humanizado. Localizada em uma região de fácil acesso em Salvador, a clínica conta com instalações modernas e uma equipe de colaboradores extremamente dedicados.       

As consultas médicas e check-ups podem ser realizadas por um preço acessível e com condições de pagamento facilitadas, que garantem a máxima comodidade para o paciente.

Se você necessita de um médico angiologista e deseja ser atendido (a) com cordialidade e profissionalismo, entre em contato com a Clínica Ponto Alto através do WhatsApp (71) 99997-2000 ou ligue (71) 3044-2030.