Blog

icone
lapso-memoriatopo-blog

5 causas do esquecimento e lapsos de memória

Você já entrou em uma sala e esqueceu por que entrou? Ou não se lembra o nome de uma pessoa que conheceu há alguns anos? Ou, talvez, você vive esquecendo onde guardou suas chaves…

Se tudo isso lhe soa estranhamente familiar, você não está sozinho.  Esquecimentos e lapsos de memória acontecem com muitos de nós.

Felizmente, na maior parte dos casos, o problema não está associado a doenças neurodegenerativas como Alzheimer ou demência. Na verdade, a perda de memória pode ser causada por outras condições que são tratáveis com acompanhamento médico.

Descubra, a seguir, quais fatores podem desencadear esquecimentos e lapsos de memória:

 

1- Ansiedade e estresse

 

A ansiedade é uma causa frequente de perda de memória em pacientes de diversas idades, sobretudo em jovens.

Por causar uma ativação de múltiplas regiões do cérebro e o aumento da hipervigilância a estímulos ameaçadores, a ansiedade pode prejudicar a atenção e concentração, levando a esquecimentos corriqueiros.

É comum, por exemplo, que a pessoa ansiosa tenha uma perda de memória repentina durante uma prova, uma apresentação em público ou após um acontecimento estressante. 

Aliás, os estudos científicos apontam que o estresse crônico provoca a liberação excessiva do hormônio cortisol.

Isso pode afetar a memória de curto prazo e causar atrofia nas regiões cerebrais responsáveis pelo armazenamento de informações.

 

2- Depressão

 

Embora a conexão ainda não esteja completamente clara, as alterações cerebrais relacionadas à depressão podem influenciar a memória.

Uma hipótese plausível é que o glutamato, um neurotransmissor central para o aprendizado e a memória, pode estar relacionado à doença.

Várias pesquisas também mostraram que as pessoas com depressão são mais propensas a ter um volume reduzido no hipocampo, área do cérebro que desempenha um papel importante na criação e armazenamento de novas memórias. 

 

3- Privação do sono

 

Às vezes, os esquecimentos podem acontecer porque você não está tendo um descanso de qualidade. 

Para garantir o equilíbrio nas funções cerebrais, é necessário dormir de sete a nove horas por noite, conforme recomendado pela Associação Brasileira do Sono.

Enquanto você dorme, seu cérebro está criando e mantendo conexões que o ajudam a consolidar e criar novas memórias.

Desse modo, a privação do sono (dormir menos de sete horas) pode gerar não apenas esquecimentos, mas também problemas de atenção, oscilações de humor, dificuldade de tomar decisões e alto risco de desenvolver doenças psiquiátricas.

 

4- Medicamentos

 

A utilização prolongada de alguns remédios pode afetar sua memória de diferentes maneiras. Por exemplo, os sedativos e hipnóticos (como zolpidem) podem induzir déficits de memória, dificultando a lembrança das coisas.

Também existem medicamentos ansiolíticos (como alprazolam) que afetam o sistema nervoso central, incluindo os nervos no cérebro, e podem causar esquecimento.

Se você iniciou recentemente um novo medicamento e está tendo mais problemas de memória do que o normal, é fundamental conversar com seu médico sobre suas opções.

 

5- Envelhecimento

 

À medida que envelhecemos, ocorrem mudanças em todas as partes do corpo, incluindo o cérebro.

Como resultado, algumas pessoas podem perceber que levam mais tempo para aprender coisas novas, não se lembram de informações tão bem quanto antes, ou perdem objetos como seus óculos.

Geralmente, estes são sinais de esquecimento leve, naturais do processo de envelhecimento, e não significam problemas graves.

 

O que fazer em casos de esquecimento?

 

Se você tem experimentado esquecimentos ou lapsos de memória, é imprescindível consultar um neurologista para averiguar a origem do problema.

Embora a maioria dos casos não esteja relacionada a condições graves, é importante avaliar o funcionamento cerebral e descobrir se existe algum desequilíbrio neurocognitivo.

Fique atento (a), principalmente, aos seguintes sinais:

  • Esquecimento de palavras comuns, utilizadas frequentemente no dia a dia;
  • Guardar objetos ou esquecê-los em locais inadequados, como colocar uma escova na geladeira;
  • Esquecer o caminho de casa ou perder-se em trajetos habituais;
  • Repetir as mesmas perguntas ou contar as mesmas histórias;
  • Não se lembrar do mês ou ano em que estamos.

 

Ao experimentar estes ou outros sintomas de perda de memória, não deixe de buscar atendimento médico.

 

Clínica Ponto Alto: medicina de excelência

 

Se você precisa consultar um neurologista em Salvador, saiba que a Clínica Ponto Alto disponibiliza especialistas renomados e altamente capacitados para cuidar da sua saúde de forma personalizada.  

Localizada em uma área de fácil acesso, a Clínica Ponto Alto é reconhecida por seu atendimento médico de excelência, baseado na cordialidade, competência e no rigor técnico-científico.

 

Para agendar sua consulta, entre em contato pelo WhatsApp (71) 99997- 2000 ou ligue para o número (71) 3044 – 2030.