Blog

icone
Checkup Salvador

Check-up em Salvador: saiba como e onde checar a sua saúde

Procurando onde fazer um check-up em Salvador? Fique tranquilo, pois reunimos neste post as informações necessárias para você agendar sua consulta com uma clínica médica que tenha os serviços adequados às suas demandas e ao seu bolso.

 

Primeiramente, saiba que o check-up médico é uma série de exames periódicos que avaliam o corpo por completo, com o objetivo de prevenir ou detectar doenças — principalmente aquelas que não sinalizam sintomas em estágio inicial.

 

Já sabe qual clínica médica em Salvador você vai marcar uma consulta? Como pedir um check-up? Em qual especialista ir? Respondemos tudo isso logo abaixo. Confira!  

Por que é importante fazer um check-up?

Como dito no início deste artigo, a principal importância da realização do check-up médico é a de poder acompanhar periodicamente o bem-estar do seu organismo e, assim, evitar o aparecimento de enfermidades.

 

Um médico deve ser consultado independentemente de haver dor ou quaisquer incômodos. Avaliar o histórico de doenças da família é um fator importante para buscar um médico especialista na área e cuidar da saúde de maneira preventiva. Se alguma mudança negativa for detectada, será mais fácil contornar a sua propagação do que esperar que ela se manifeste por completo.

Onde fazer um check-up em Salvador?

É possível fazer check-up médico em postos da rede pública de saúde, buscando informações com a unidade mais próxima da sua residência. Na modalidade particular, é possível fazer a checagem da saúde em clínicas médicas privadas e hospitais.

 

Para realizar um check-up com mais rapidez, infraestrutura completa e atendimento personalizado, recomendamos escolher uma clínica médica em Salvador que ofereça diversas especialidades. Assim, você terá acesso a profissionais de várias atuações da medicina além de procedimentos e exames em um só lugar.

 

Aqui na Clínica Ponto Alto são diversas especialidades médicas disponíveis para que nossos pacientes agilizem suas consultas com atendimento médico de qualidade, usufruam de um atendimento humanizado de toda a equipe, e sem pagar caro por isso!

O que pedir em um check-up médico?

Não precisa se preocupar em saber qual o nome dos exames devem ser pedidos ao médico, pois ele tem o conhecimento e o método adequado para avaliar a condição de saúde de cada paciente. Durante a consulta o médico fará algumas perguntas para conhecer o histórico de saúde, assim como ter dados sobre os hábitos do seu dia a dia, como é a sua alimentação, se pratica algum exercício físico, histórico familiar, se há algum vício etc.

 

No próprio consultório a depender da especialidade médica, o médico fará o exame físico inicial por meio de alguns aparelhos bastante conhecidos, como termômetro (aferição da temperatura), esfigmomanômetro (aferidor de pressão arterial) e estetoscópio (amplificador de sons internos emitidos pelo corpo). Cada especialidade médica terá uma conduta para avaliação do estado de saúde do paciente, uma ginecologista normalmente realiza o exame preventivo, o oftalmologista faz uma avaliação ocular.

 

Em seguida, geralmente são solicitados exames laboratoriais (sangue, urina e fezes) e exames de imagem. Vale lembrar que a prescrição depende da especialidade médica e da necessidade de cada paciente. Os mais comuns são:

  • hemograma;
  • glicemia;
  • triglicerídeos;
  • colesterol;
  • TSH e T4 livre;
  • ácido úrico;
  • radiografia (raios-x);
  • ultrassonografia do abdome;
  • ultrassonografia transvaginal;
  • dentre outros.

Como pedir um check-up médico?

Depois de ter escolhido em qual local realizará seu check-up em Salvador, o passo seguinte é agendar uma consulta com um médico clínico geral ou da especialidade médica que você sabe (e sente) que precisa conferir como está, por exemplo cardiologista e ginecologista (no caso das mulheres). 

 

Lembre-se: converse com sinceridade ao contar sobre a sua rotina, seus hábitos e quaisquer sensações estranhas que tenha percebido em seu organismo. Assim, a prescrição médica será adequada para você.

Como escolher uma clínica médica em Salvador?

Diante de tantas opções de consultórios individuais e hospitais, optar por uma clínica médica é a maneira mais prática e econômica de realizar seu check-up de saúde. Isso porque uma clínica concentra maior quantidade de especialidades médicas, de horários para atendimento e infraestrutura completa para que o paciente realize consultas e exames em um só lugar. Analise também:

  • a qualificação dos profissionais da equipe médica e se o atendimento é cuidadoso;
  • a localização (se é próximo da sua residência ou a estabelecimentos em que possa aproveitar a “visita” para resolver outros assuntos);
  • as formas de pagamento (cartões de débito e de crédito, plano de saúde particular);
  • a existência de preços especiais para consultas e exames realizados na clínica;
  • a avaliação e indicação de outros pacientes — conhecidos ou na internet.

 

Agora você já sabe onde fazer um check-up em Salvador para cuidar da sua saúde e como deve escolher o local. O check-up médico varia de acordo com as particularidades de cada indivíduo, pode envolver apenas uma visita ao clínico geral ou a outras especialidades da medicina. A frequência exata será definida pelo médico, conforme histórico do paciente e sua avaliação atual. Afinal, o corpo muda ao longo da vida e investigações diferentes devem ser feitas para evitar doenças. 

Quer mais conteúdos interessantes sobre cuidados com a saúde? Então, leia outros posts do nosso blog e até breve!