Blog

icone
Gastroenterologista

Quando procurar um Gastroenterologista em Salvador?

Encontrar um Gastro em Salvador pode se tornar uma busca mais simples depois da leitura desse artigo. Aqui você vai entender porque deve se atentar à saúde do seu intestino e a dica que já queremos compartilhar é: a Clínica Ponto Alto oferece profissionais especializados para tratar da saúde dos pacientes, com qualidade médica e conforto ao seu alcance.

Entenda mais a seguir!

Há atualmente diversos casos de doenças gastrointestinais agudas e crônicas que nos deixam disfuncionais e têm potencial para repercutir ainda mais gravemente na saúde. E não é sem motivo. 

Você já deve ter ouvido falar que o intestino é o nosso segundo cérebro, certo?

Esse artigo vem apresentar as descobertas científicas que mais se destacam quando o assunto é cuidar da saúde do intestino e como você pode realizar um acompanhamento excelente e facilitado com um Gastroenterologista em Salvador.

Por que cuidar do intestino é tão importante?

Porque a função que ele cumpre para o funcionamento saudável do nosso corpo é essencial. Mais adiante você entenderá a importância do intestino inclusive para manter em dia a imunidade.

Além disso, você sabia que a mucosa luminal intestinal é a maior superfície de contato do ser humano com o que vem de fora?

A mucosa intestinal atua como uma barreira de filtragem para alimentos e outras substâncias que transitam em nosso corpo, desativando substâncias perigosas durante o transporte intracelular e impedindo-as de entrar em contato com o sangue sem uma regulação.

Como o estresse atinge o sistema gástrico e interfere na imunidade?

Um importante papel desse órgão é realizar a mediação da resposta imunológica do corpo, visto que pelo menos 70% do nosso sistema imunológico está localizado nessa área.

E há ainda mais detalhes: estamos tratando de uma região em estrito contato com fibras nervosas autônomas. Assim, as saídas periféricas do estresse têm profundos efeitos na mucosa intestinal.

Portanto, certos eventos estressantes de vida foram associados ao aparecimento ou exacerbação dos sintomas de alguns dos distúrbios crônicos mais recorrentes do sistema digestório como os distúrbios gastrointestinais funcionais, a doença inflamatória intestinal, o refluxo gastroesofágico e a úlcera péptica.

Ou seja, existem estudos científicos que evidenciam que está tudo interligado.

O que faz um Gastroenterologista?

O Gastroenterologista é um médico capacitado para a realização de diagnósticos e tratamento de comorbidades que afetam o sistema digestório.

A formação de um Gastro compreende uma graduação em Medicina com duração mínima de 6 anos e, após isso, o cumprimento da residência médica focada na especialidade escolhida, que tem um período mínimo de 2 anos.

Cumprida a residência, o profissional realiza um exame aplicado pela Associação responsável, e, enfim, tem em mãos o título de especialista com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Assim, está oficialmente habilitado para atuar como um médico Gastroenterologista. O Gastro cuida de todas as doenças relacionadas ao aparelho digestivo, que se estende desde a boca, passando por esôfago e órgãos como o estômago e o intestino, chegando ao reto.

As opções de atuação são variadas. Esse profissional pode trabalhar com:

– Clínica médica
– Realização exames (os mais conhecidos são a endoscopia e colonoscopia)
– Cirurgia gastroenterológica 

Quais doenças são tratadas pelo Gastro? 

Entre as muitas doenças tratadas pelo gastroenterologista, algumas da mais conhecidas pelo grande público incluem:

  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Gastrite;
  • Úlcera gástrica;
  • Pedra na vesícula;
  • Hepatite e cirrose;
  • Pancreatite;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Intolerância à lactose;
  • Hemorroidas;
  • Câncer gástrico.



São várias as patologias gastrointestinais tratadas pelo especialista, destacamos aqui duas bastante recorrentes.

Refluxo gastroesofágico

O quadro de refluxo gastroesofágico se dá quando o conteúdo ingerido alcança o estômago e retorna para o esôfago de forma involuntária e repetitiva.

Esse seria o caminho natural: há a mastigação da comida ou ingestão da bebida, esse alimento deve percorrer a faringe, seguir para o esôfago e se depositar na região abdominal onde se localiza o estômago.

Se o que você ingere está realizando o caminho inverso até o esôfago, há uma possível desregulação que merece investigação por um Gastro.

Em geral, a doença do refluxo gastroesofágico ocorre mais frequentemente por irregularidades na alimentação recomendada. Além disso, a obesidade é um claro fator de predisposição e agravamento para esta patologia.

Isto porque a obesidade abdominal aumenta a pressão intragástrica diminuindo a motilidade esofágica e, assim, reduzindo a depuração nesta região. Além disso, 88% dos pacientes com refluxo relatam agravamento dos sintomas ao ingerir alimentos picantes.

Câncer de intestino

Os cânceres gastrointestinais estão entre os cânceres mais frequentes no mundo inteiro. De acordo com a Globocan (Global Cancer Observatory), o câncer de cólon é o terceiro tipo de câncer mais comumente diagnosticado, depois do câncer de pulmão e mama, e é o quarto em mortalidade.

Já o câncer gástrico ocupa o quarto lugar em incidência e é o segundo no ranking de mortalidade.

Embora os dados indiquem que sua incidência esteja diminuindo – com a diminuição da taxa em 2% ao ano – há um aumento da longevidade e crescimento previsto da população mundial que contribuem para manter o câncer gástrico no topo da lista de cânceres mais frequentes.


Como identificar a necessidade de procurar um Gastroenterologista?

Alguns sintomas são alertas para que você agende uma consulta médica. Acompanhe os sintomas que não devem passar despercebido e avalie se acontece com você:

– Dor abdominal
– Estufamento da barriga
– Ocorrência de sangue e/ou gases nas fezes
– Diarréia

Esses são sinais que, ocorrendo de modo isolado ou combinado, precisam ser relatados a um médico habilitado.

Onde consultar um Gastro em Salvador?

Se você busca  encontrar uma opção que ofereça instalações modernas, um atendimento humanizado, uma equipe capacitada e valores acessíveis, a sua clínica médica em Salvador é a Clínica Ponto Alto.

A Clínica reúne profissionais com especialização em Gastroenterologia, dentre outras áreas da Medicina, com formação nos grandes centros médicos do Brasil e do exterior.

Os exames clínicos e checkups se voltam às suas necessidades individuais para cuidar da sua saúde com a atenção que você merece.

Agora que você já entende a diferença que a Gastroenterologia pode fazer em sua vida, entre em contato para agendar sua consulta e exames com a nossa equipe.