cópia de WhatsApp Image 2020-07-07 at 09.17.47 (1)

Dica sobre ansiedade

A ansiedade é um processo mental que surge a partir de uma demanda da qual o sujeito não consegue dar conta , muitas vezes com pensamentos ligados ao futuro, ao que ainda estar por vir.

Alguns dos sintomas físicos da ansiedade são: tremores, cansaço , sensação de falta de ar ou asfixia, coração acelerado, suor excessivo, mãos frias e suadas, boca seca, tontura, entre outros.

Todas as pessoas podem desenvolver a ansiedade, e é útil em alguns casos, nos prepara para algumas situações da vida. Como exemplo: Uma pessoa irá realizar uma avaliação importante. A ansiedade pode ser um fator impulsionador para a pessoa estudar, se preparar para esse momento. Sendo assim, os sintomas tendem a diminuir por uma ação que causou uma segurança para a realização dessa atividade.

O que preocupa em relação aos sintomas da ansiedade, é quando o aumento de três fatores aparecem: Frequência, durabilidade e intensidade. Com isso, as pessoas não conseguem realizar atividades comuns do dia-a-dia, gerando sofrimento psíquico.

A psicoterapia ajuda a fazer com que o sujeito encontre de forma consciente as causas que colaboram para o surgimento da ansiedade.

Existem recursos que ajudam a amenizar os sintomas físicos, como: Meditação, música, jardinagem, atividade física, yoga, entre outros.

Portanto, é de fundamental importância a terapia para a identificação das causas que geram a ansiedade de forma patológica.

Dica da psicóloga Mariana Pedreira.