Especialidades

icone

Obstetrícia

Obstetrícia

A obstetrícia é o braço da Medicina que trata da saúde da mulher durante a gravidez, do parto, orientação para amamentação e no período logo após o nascimento da criança, ou seja, pós parto.

Por também lidar com o sistema reprodutor feminino (útero, trompas e ovários) e com a saúde da mulher, a obstetrícia pode estar associada à ginecologia, sendo que ambas trabalham juntas para garantir qualidade de vida à paciente, durante um dos períodos mais delicados da vida da mulher.

É de responsabilidade da médica obstetra realizar o pré-natal bem assistido, acompanhando a gestante com exames e checagens médicas que a ajudarão a ter uma gravidez tranquila.Um médico obstetra pode solicitar testes como o da curva glicêmica, um exame de sangue que auxilia na detecção da diabetes gestacional, que poderia causar riscos para a mãe e para o bebê. O repasse de informações e a relação de confiança entre obstetra e gestantes são fatores determinantes para que o parto seja seguro e tranquilo.

O médico é peça fundamental em todo o processo, sendo dele o compromisso de solicitar os exames necessários para o acompanhamento da gestação – como ultrassonografias e exames laboratoriais, assim como esclarecer as dúvidas quanto aos tipos de parto (normal, cesárea), prezando sempre pela humanização.
O obstetra também pode auxiliar a mãe no período de lactação, com orientações e dicas relacionadas à amamentação.

A medicina obstétrica também é a responsável por fazer o acompanhamento da gravidez e orientar a paciente em relação aos tipos de parto disponíveis de acordo com cada tipo de gravidez, sanando todas as dúvidas que uma família possa ter  para que a mãe tenha uma gestação saudável e tranquila nesse momento tão especial.

  • Central de Marcação

    Seg à sex, de 07:30 às 17:30.